Os blogs e o consumismo

29 mar

Hoje vim falar sobre uma coisa séria. O consumismo, que pode até virar uma doença, e os blogs, que nós adoramos, e a influencia consumista que estão virando.

E não venha me dizer que não é assim, por que é.

Você pode até não perceber, mas posts do tipo “COMPRINHAS”, “TESTEI”, e “RESENHA DE TAL PRODUTO” são grandes propagandas. E é muito natural que nos tenhamos sim, muita vontade de sair comprando tudo… Mas ultimamente, eu tenho ficado muito triste com isso.

Alguns dos blogs que eu mais gostava de visitar estão tirando o espaço de tutoriais e dicas de maquiagem para fazer resenha de produtos que as blogueiras ganham, ou compram… Um valor bem barato, se comparado à quantidade de leitoras que elas tem.

Não estou dizendo que os blogs estão perdendo a qualidade, nem para vocês pararem de ler, muito longe disso. Eu quero mesmo é que vocês tenham a consciência do “mal” que o consumismo pode fazer para vocês, e como os blogs tem essa influencia, mesmo sem a intenção.

Eu mesma, aqui no blog faço resenha, falo de produtos, cito os valores… Isso é inevitável em um blog de maquiagem. O que está me assustando é o exagero com que isto anda acontecendo, e o sentimento de “eu preciso ter”, que eu confesso, provoca em mim. Felizmente, eu nunca fui consumista, compro bem pouca coisa mesmo… Mas eu me controlo muito, pois a vontade é grande!

Essa é a mensagem que eu quero deixar para vocês. Autocontrole na hora de comprar. Não tentem ter tudo, porque isso é impossível. Queiram só o essencial. E ao invés de ler as resenhas vendo como “um produto novo que eu preciso ter a qualquer custo” veja como “muito legal, mas será que eu vou usar mesmo?” ou então veja do meu jeito, e é por esse motivo que eu faço minhas resenhas, e eu acredito que seja por isso também que a maioria das blogueiras fazem. É nosso trabalho, você decide se precisa ou não. Além disso, cada produto funciona melhor em certo tipo de pele, quem lida com todos os tipos de pele, precisa ter uma variedade de produtos para que o resultado do trabalho seja o melhor possível!

O outro lado:

É claro que eu também gostaria muito de ganhar vários produtos, fazer parcerias com grandes lojas virtuais… E até quem sabe, o blog poderia se tornar uma fonte de renda para mim, como é para muitas blogueiras. Se tornar efetivamente parte do meu trabalho. Afinal é o que eu amo fazer…

Anúncios

2 Respostas to “Os blogs e o consumismo”

  1. Gabys Lira 27 de junho de 2012 às 13:34 #

    Você tem razão… resenhas são importantes, parcerias são bacanas, mas temos que deixar claro que devemos possuir aquilo que de fato precisamos… Adorei o blo…bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: